terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resenha: Madame Bovary

Hello Galera!!!


Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Editora: Nova Alexandria
Paginas: 360
ISBN: 9788574921365
Ano: 2007


Quase abandonei... o final trágico que salvou o livro!!!

Continuação do Sentimento »


O início dele, no entanto, não impressiona um médico burguês, o Sr. Carlos Bovary, que já é inclusive casado, se apaixona pela filha de um de seus clientes e como num passe de mágica torna-se viúvo e casa-se em seguida com Ema, a protagonista da história, Madame Bovary. 

Ema se casou com o Carlos, pois imaginava que ele lhe daria uma vida menos monótona do que tinha ao lado de seu pai, um homem de poucas posses que morava no campo. Ela queria a vida e o amor que lera em livros. Até quase a metade do livro, tudo que Ema faz é lamentar-se por sua vida sem graça.
Até que... Bem, até que ela resolveu se tornar adúltera. Ela entregou-se a um homem com mais dinheiro e mais elegância que possuía seu marido e acreditava, sinceramente, que ele a tiraria da vidinha medíocre que vivia ao lado dele. Claro que o seu amante, o Rodolfo, só queria, digamos, se aproveitar da sua posição de macho-alfa-copulador e pulou fora quando percebeu que a intenção dela era deixar de ser sua amante e se tornar a sua esposa.
Infeliz e insatisfeita Ema continua a viver sem um propósito aparente, enquanto seu marido, Carlos, se desdobra em fazer todas as suas vontades, e nunca desconfia das traições de sua esposa. 
E assim o livro se arrasta até ter um final de tragédia grega, que sinceramente foi o que o salvou. 
O mais triste, ou talvez o mais interessante na história não fosse Ema, ao contrário do que se possa imaginar, mas sim os moradores do vilarejo onde ela morava. O farmacêutico que criticava ferozmente a Igreja e suas tradições medíocres, o vendedor que extorquia seus clientes sem a menor misericórdia, mas que se vendia como amigo cordial, zeloso e atencioso. Os amantes de Ema que deixam muito claro seu interesse exclusivamente sexual por ela, mas que ela, por ser muito tola, não o percebia, e até mesmo seu marido que por diversas vezes demonstra não ser dotado de muita inteligência e perspicácia.

XOXO
Gaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello Galerinha!!!
chegou a hora de dar a sua opinião, ela é importante para o blog
XOXO